‘Lentes de contato’ estão entre as últimas novidades na odontologia estética

As lentes de contato e as facetas são os mais novos recursos da odontologia estética para garantir um sorriso perfeito àqueles não privilegiados pela mãe natureza. A novidade que chegou recentemente ao Brasil acabou virando moda nas bocas de artistas famosos, sendo alguns, inclusive, acostumados ao tapete vermelho de Hollywood. Finas e altamente resistentes, as lentes não só atendem à estética (alinhamento e clareamento), como são indicadas para corrigir imperfeições como deformidades, espaços e fraturas. “A aparência é de suma importância, pois padrões de beleza envolvem razões sociais, profissionais e psicológicas”, destaca a dentista de Sorocaba, Maria Cristina Freitas, que atua há 24 anos na área.

A profissional explica que as lentes de contato são mais finas e, na maioria das vezes, não requerem desgaste na estrutura dental. Enquanto as lentes de contatos dentais viram febre como solução para os problemas estéticos, ela destaca a faceta de porcelana como outra excelente alternativa. Por outro lado, o mercado tem poucos profissionais capacitados na área, observa ela. Essa inovação surgiu para resolver problemas de desgaste do sorriso e, em contrapartida, melhorar a autoestima dos astros, observa. “A maioria dos artistas de televisão foram submetidos a tratamentos estéticos, de forma a recorrer às facetas para os sorrisos arrebatadores que vemos nas telas”, comenta.

Cristina Freitas comenta que a faceta equilibra e harmoniza as necessidades estéticas e funcionais na região anterior. A odontologia estética resgata o bem estar social, físico e mental das pessoas, revela a profissional. “Tornam mais atraentes e joviais”, observa. As facetas destacam-se pela sua longevidade, acrescenta. A faceta de porcelana é uma fina capa que é fixada apenas na parte frontal dos dentes, explica. É preciso um trabalho personalizado para cada paciente, sendo visível a melhora na aparência, inclusive com reparos em danos causados pelo tempo, afirma a especialista.

Em relação aos materiais e técnicas oferecidas no mercado, as facetas podem ser em porcelana (técnica indireta), mas necessitam de duas sessões e mão de obra protética para sua colocação; e de resina composta (técnica direta), sendo confeccionadas na mesma sessão por um profissional capacitado. Mas cada uma delas com sua indicação específica de uso, alerta a profissional.

 

 

 

Referências:

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/479597/lentes-de-contato-estao-entre-as-ultimas-novidades

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTFoVAKBxUNvg1cnTj7wGCxREc8CGqvEflTGpjezDrgwndpll5dbw

Deixe uma resposta